A prefeita Neidinha Lima, sempre com o olhar especial na área da saúde, trouxe uma boa notícia para a população, acaba de ser implantado no Hospital Local, o serviço de testagem rápida no município de Guadalupe, com oferta à população de testes rápidos para Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Troponina (Cardíaca).
Neidinha, que estava acompanhada da diretora do hospital a enfermeira Laura Sabrina, explica que os testes rápidos para:
O que é Teste Rápido de Dengue IgG, IgM e Antígeno NS1?
IMPORTANTE: este exame está disponível para atendimento domiciliar ou para coleta presencial nas unidades Bonsucesso, Botafogo, Campo Grande, Centro RJ, Copacabana, Guarulhos, Lapa, Niterói, Osasco, Pinheiros, São Bernardo do Campo, São Miguel, Santana, Taquara, Tatuapé, Vila Isabel e Vila Mariana. Produto sujeito à indisponibilidade sem aviso prévio.
Os vírus da dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4) são transmitidos por meio da picada do mosquito Aedes aegypti e seu principal período de transmissão é nos meses chuvosos, já que o inseto precisa de água parada ou ambientes quentes e úmidos para se proliferar. Assim, como em outras doenças, idosos e portadores de doenças crônicas possuem maior chance de desenvolver a forma grave da dengue e precisam de atenção especial. Por isso, quanto antes a dengue for detectada, mais rápido pode-se iniciar o tratamento adequado.
O Teste Rápido de Dengue IgG IgM e Antígeno NS1 realiza a detecção qualitativa dos anticorpos de classe IgG e IgM e do antígeno NS1 do vírus da dengue. A NS1 é uma proteína do vírus da dengue que está presente em altas concentrações no sangue de pessoas portadoras da doença, desde o início da infecção e pode ser detectada a partir do 1º a 2º dias de sintomas. Por diminuir com o passar do tempo, a partir do 6º dia de sintomas os níveis de antígeno NS1 podem ser muito baixos para serem detectados pelo exame.
Já os anticorpos IgM são produzidos em um primeiro contato com a doença. Na dengue, o anticorpo IgM é produzido de cinco a seis dias após o início da infecção, podendo permanecer positivo até 30 a 90 dias após a cura da doença. Por fim, os anticorpos IgG são produzidos mais tardiamente quando o corpo já esteve em contato com o vírus por algum tempo e são indicadores de doença não-aguda. Na dengue, os anticorpos IgG começam a ser produzidos entre o 7º e o 10º dias.
O Teste Rápido de Dengue IgG IgM e Antígeno NS1 é indicado para um diagnóstico precoce da doença, a partir do 1º dia de sintomas e ajuda na diferenciação da fase aguda e tardia da dengue.
O que é o teste rápido de troponina I?
O teste rápido de troponina I é uma forma de avaliar, rapidamente, a quantidade da proteína troponina I no sangue, que é liberada quando há alguma lesão no musculo do coração (em um infarto, por exemplo). Sendo assim, quanto maior for a lesão no coração, maior será a quantidade de troponina I no sangue. Então, em pessoas saudáveis, o teste rápido de troponina I não identifica a presença dessa proteína no sangue.
Normalmente, os médicos solicitam o teste rápido de troponina I quando suspeitam que ocorreu um infarto, ou seja, quando há sintomas como dores fortes no peito, dificuldade para respirar ou formigamento no braço esquerdo, por exemplo, e a troponina I é o principal marcador utilizado para confirmar o infarto. Nesses casos, o teste rápido de troponina I costuma ser repetido entre 6 e 24 horas depois do primeiro teste.
Além disso, o teste rápido de troponina I pode ser solicitado por conta de outras causas de lesões no coração, principalmente em casos de angina (dor no peito temporária ou uma sensação de pressão que acontece quando o musculo do coração não está recebendo oxigênio suficiente) que vão piorando ao longo do tempo, mas que não apresentam os sintomas comuns de infarto. Para isso, o teste rápido de troponina I traz resultados bastante eficazes.
Como é feito o teste rápido de troponina I?
Basicamente, o teste rápido de troponina é feito por meio da amostra do sangue do paciente, por um profissional capacitado. Os resultados saem, em média, depois de 10 minutos da coleta, o que ajuda a identificar rapidamente se o paciente sofreu infarto, ou está com algum outro problema cardíaco, e este já é encaminhado para as unidades médicas para fazer os tratamentos adequados para os problemas.
O resultado do teste rápido de troponina I em pessoas saudáveis é negativo, uma vez que a quantidade proteínas de troponina liberadas no sangue é baixa, sendo pouco ou não detectável. E quando o resultado é positivo, significa que há alguma alteração ou lesões que afetam o funcionamento cardíaco. Valores muito altos indicam infarto, enquanto valores mais baixos podem indicar outros problemas cardíacos.
0 Comentários