A Prefeitura Municipal de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira, 26 de junho, a culminância do projeto MPT na Escola, uma importante iniciativa desenvolvida em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e toda a a comunidade escolar sobre a proteção dos direitos da infância e o combate ao trabalho infantil.
O evento reuniu alunos, educadores, autoridades e representantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, consolidando as ações pedagógicas e educativas desenvolvidas ao longo do projeto nas escolas da rede municipal de ensino.
A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Hélvia Almeida, da secretária municipal de Educação, Jocilene Miranda, da vereadora Lorena Rocha, da secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Bruna Costa, representantes do Conselho Tutelar, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Vitória Régia, além de alunos, professores, gestores escolares e demais profissionais da educação municipal.
Durante a programação, os estudantes apresentaram trabalhos, atividades culturais e produções pedagógicas que abordaram temas relacionados aos direitos das crianças e adolescentes, destacando a importância da conscientização e da mobilização social no enfrentamento ao trabalho infantil.
A culminância também foi marcada pela celebração de uma importante conquista para a educação municipal. Guadalupe obteve destaque no Prêmio MPT na Escola – Etapa Estadual, na categoria Conto, em que a Escola Municipal Raimundo Nonato de Santana conquistou o 2º lugar com a obra "O Sol nos Olhos de Maria", de autoria da aluna Maria Vitória Cardoso Alves, resultado que evidencia o talento dos estudantes e o compromisso da rede municipal com a promoção da cidadania e dos direitos da infância.
O projeto MPT na Escola reafirma o compromisso da gestão municipal, das instituições parceiras e da comunidade escolar com a promoção da cidadania, a garantia dos direitos fundamentais e a construção de uma sociedade mais justa, onde crianças e adolescentes possam viver plenamente sua infância, com acesso à educação, proteção e oportunidades de desenvolvimento.
A iniciativa tem se consolidado como uma importante ferramenta de transformação social, estimulando a reflexão, o protagonismo estudantil e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção integral da infância e da adolescência.



















0 Comentários