A ELETROBRAS / CHESF recentemente iniciou os trabalhos de cadastramento da população de Guadalupe, para participação nas atividades de prevenção.
Na manhã desta segunda-feira a prefeita Neidinha Lima, acompanhada de secretários e representantes da Defesa Civil do município, estiveram na sede da Usina de Boa Esperança participando de um Simulado de Mesa, onde os técnicos e engenheiros apresentaram para as autoridades o plano de evacuação para moradores das áreas em torno da barragem de Boa Esperança.
Já na tarde desta mesma data a prefeita participou com moradores dos bairros Centro, Vila Parnaíba e Coqueiro, do simulado externo de evacuação e apresentação do ponto de encontro.
Além da prefeita e demais moradores, também participaram das ações equipes da Defesa Civil dos estados Piauí e Maranhão (Guadalupe / São João dos Patos), Polícia Militar, SAMU, vereadora Hélvia Almeida, Secretarias de Infraestrutura, Educação e Saúde e as equipes de profissionais da Eletrobras / Chesf.
Saiba mais sobre as ações abaixo...
O simulado visa orientar e treinar a população sobre as medidas a serem tomadas no caso de necessidade de retirada preventiva. Esta é a última etapa de implantação do Plano de Ação de Emergência de barragens (PAE) e atende à Política Nacional de Segurança da Barragens para proporcionar uma cultura de mais segurança para todos na região do empreendimento.
O treinamento aborda as providências necessárias para uma resposta rápida e eficiente em casos de emergência, permitindo a identificação de pontos fortes e áreas de melhoria nos procedimentos operacionais.
As simulações fazem parte da implantação da cultura prevencionista para operacionalização do Plano de Ação de Emergência (PAE), um documento orientativo que estabelece medidas de resposta em situações de risco na barragem, exigido pela Lei Federal que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei nº 12.334/2010).
0 Comentários