A Eletrobras Chesf promove, ao longo do mês de novembro, encontros e visitas técnicas às suas 11 usinas hidrelétricas no Nordeste, Nesta quinta-feira (9), foi realizada reunião com lideranças da sociedade civil e imprensa, na Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, em Guadalupe (PI), onde também foi realizada visita técnica nas instalações da usina.
![]() |
O secretário de infraestrutura do município Genivaldo Miranda e a engenheira Raynara, juntamente com representantes da secretaria de meio ambiente estiveram acompanhando a ação e destacaram o apoio da prefeita Neidinha Lima, nas realizações das ações da empresa CHESF, em Guadalupe.
Ao longo deste mês de novembro, acontecem encontros semelhantes com os públicos das 11 usinas hidrelétricas da Empresa, promovendo participação pública para conhecimento das ações do Plano de Ação de Emergência (PAE) de barragens, que está em processo de implantação nessas localidades.
“O objetivo é apresentar as ações desenvolvidas pela Empresa em parceria com as prefeituras e defesas civis e disseminar uma cultura prevencionista e de segurança em torno das barragens da Companhia”, afirmou Patrícia Neves, coordenadora de Implantação do PAE na Eletrobras Chesf. Também neste dia 9, no estado da Bahia, a Empresa reuniu os públicos de interesse na Usina de Sobradinho. No dia 6, o encontro ocorreu na usina de Paulo Afonso IV (BA) e na UHE de Luiz Gonzaga (PE). Na terça-feira, dia 7, foi a vez de Xingó (AL), no Centro de Visitantes da Usina. Em todos os encontros, o público será convidado a conhecer as estruturas das barragens e os instrumentos de inspeção. Os encontros aproximam mais a sociedade civil dos obje,vos empresariais e previstos em legislação de segurança de barragens, em prol de todos.
PAE
O Plano atende à Lei 12.334/2010 de Segurança de Barragens, que trata da segurança Esica dessas instalações de acumulação de água, rejeitos ou resíduos industriais. Em se tratando das barragens da Eletrobras Chesf, o PAE reúne uma série de ações para proteger as populações, as propriedades e o meio ambiente, situados à jusante (depois) das barragens, assim como se precaver contra danos materiais e prejuízos financeiros. Define, ainda, os procedimentos a serem adotados pela empresa em situações de emergência, caracterizadas quando existe risco de ruptura iminente que ameace as estruturas da barragem ou até mesmo quando já ocorreu a ruptura. As instalações de hidrelétrica são extremamente seguras e monitoradas, sendo necessária a cultura da prevenção. Além das ações internas da Eletrobras Chesf, o PAE define, também, os agentes externos a serem no,ficados e fornece informações relevantes às autoridades de proteção e defesa civil, para auxiliá-las na elaboração dos respec,vos planos de con,ngência municipais e gestão da emergência externa.
Plancon
Os Planos de Contingência (Plancon) dos municípios são documentos de planejamento das ações de prevenção, mi,gação, preparação, resposta e recuperação às emergências que visam minimizar os efeitos de uma situação de emergência com barragens. Este plano estabelece, ainda, as inicia,vas de proteção e defesa civil, e é elaborado a par,r de uma determinada hipótese de ocorrência e organiza as ações de preparação e resposta.
0 Comentários