Prefeita Neidinha entrega escola e quadra de esportes na zona rural de Guadalupe

Dando continuidade a vasta progração de eventos em alusão aos 94 anos de emancipação políca de Guadalupe, a prefeita Neidinha Lima, esteve nesta terça-feira 22/08, realizando a entrega da Escola Municipal Manoel Matias, que passou por uma ampla e moderna reforma, como também da quadra poliesportiva Adão Passos, ambas localizadas na localidade Salinas, zona rural de Guadalupe.



Presença: 

Participaram da cerimônia de entrega a diretora da escola Luisiane Pereira e equipe escolar, a secretária de educação Lorena Antunes, os vereadores Jesse James e Hélvia Almeida, diretoras e coordenadoras das escolas da rede municipal, Polícia Militar, SINDPESCA, Conselho Tutelar, secretários e assessores do município, como tambem os familiares dos homenageados.

A escola Manoel Matias situada no povoado Salinas coordenada e dirigida atualmente pela professora Luisiane Pereira de Oliveira, foi criada com projeto de lei nº 07 de 18 de abril de 1978, pela Prefeitura Municipal de Guadalupe- Área de reserva de segurança nacional. A escola recebeu este nome como, forma de homenagear um dos primeiros moradores da localidade Salina o senhor Manoel Pereira do Nascimento, conhecido como (Manoel Matias) muito influente na região e ligado às causas do campo.

Segundo a Sr. Elza Maria Passos, umas das primeiras professoras da escola, afirmou que a mesma foi criada para atender a necessidade de educação dos filhos do senhor Antônio Gomes, a qual beneficiou os moradores da localidade, que não podiam colocar seus filhos para estudar na cidade, neste período as aulas eram dadas nas casas dos próprios moradores.

As salas eram multisseriadas, com alunos de pré-escola a 4ª série onde a professora pioneira Conceição dos Santos Gomes, hoje falecida, mas que contribui bastante na educação daquela localidade.

Anos depois no primeiro mandato do Doutor João Luis da Rocha, fol construido um prédio com uma sala de aula, um pátio e uma secretaria na comunidade Salina, na qual a professora continuou a lecionar no prédio foi Elza Maria Passos Somente em 2004, na supervisão da professora Alceny Carteiro Mousinho Bispo, que supervisionava todas as escolas da zona rural a mesma observou-se a grande necessidade de haver uma nucleação de todos os polos educacionais, em um só prédio onde foi escolhido o prédio Manoel Matias por esta mais centralizada e ter energia elétrica e água. 

Hoje a escola funciona de forma integral possuindo cerca de 6 alunos, 08 professores, 06 manitores, 04 serviços gerais, 02 motoristas. 01 secretaria, 01 coordenadora/diretora, atendendo desde o maternal ao 9 ano os alunos das localidades Vereda da Ilha, Forquilha, Bebedouro, Cana Brava, Atoleiro, Cariacá, Rodeador, Aprazivel, Congo, Cardoso, Jardineira, Passa por fora, Curralinho.

Na parte pedagógica a escola atende aos programas: Mais educação, Primeira Infância na escola, PPAIC, Aprender valor, PNLD PSE PNAE Educação Conectada e realiza vános projetos para a melhoria da aprendizagem dos alunos dos quais podemos citar, o Educar-te, no qual os alunos confeccionam objetos de matérias recicláveis, pinturas, bordados entre outro, o Pro 10, onde os professores trabalham a dificuldade dos alunos, a horta escolar onde os alunos plantam hortaliças, plantas medicinals que são usadas na própria alimentação, entre outros projetos.






































































Postar um comentário

0 Comentários