Partido Liberal suspende salário de Bolsonaro após prisão. Saiba quanto ele ganhava

Partido Liberal suspende salário de Bolsonaro após prisão. Saiba quanto ele ganhava.


O Partido Liberal (PL) anunciou na última quinta-feira (27/11) a suspensão do pagamento que Jair Messias Bolsonaro recebia como presidente de honra. O comunicado ainda informou o impedimento dele de exercer qualquer atividade partidária enquanto durarem os efeitos da condenação criminal que resultou em sua prisão, nesta semana.



Infelizmente, por decorrência da lei (Lei 9096/95 – REspEl n° 060026764; AGR-RO 060023248) e em razão da suspensão dos direitos políticos do nosso Presidente de Honra, Jair Bolsonaro, as respectivas atividades partidárias de nosso líder estarão igualmente suspensas, inclusive a sua remuneração, enquanto perdurarem os efeitos do acórdão condenatório na AP 2668”, afirmou o comunicado do partido.

O político recebia o salário de R$ 46.366,19 desde o fim de novembro de 2021, quando se filiou. O valor era depositado todos os meses via fundo partidário e estava registrado na prestação de contas do PL à Justiça Eleitoral.

A prisão definitiva de Bolsonaro foi decretada após o esgotamento de todos os recursos na ação que apurou a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que ele integrou o núcleo central do planejamento que buscava impedir a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

A perda dos direitos políticos ocorre de forma automática diante do trânsito em julgado da sentença, conforme prevê o artigo 15, inciso I, da Lei Complementar nº 64/1990 (Lei da Ficha Limpa), alterada pela Lei da Ficha Limpa em 2010 e aplicada também à condenações por crimes contra a administração pública e o Estado democrático.

Também na quinta, seu filho, Carlos Bolsonaro (PL/RJ), informou que o pai, detido na Polícia Federal (PF), em Brasília, enfrentou uma crise de saúde extremamente delicada. Conforme o vereador, o ex-presidente passou a noite sofrendo com soluços intensos e um refluxo muito forte, que teriam piorado ao longo do dia.

A reportagem do portal LeoDias entrou em contato com a PF para saber sobre o estado de saúde do político e recebeu a seguinte nota: “Por questões de segurança institucional, não comentamos detalhes de rotina, horários ou procedimentos específicos”.



Fonte: Portal Léo Dias


Postar um comentário

0 Comentários