Secretária destaca avanços da Educação de Guadalupe na gestão do prefeito Jesse James

A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta sexta-feira 01/08, no auditório Tony Marcos, a 2ª Jornada Pedagógica de 2025, com o tema central "EDUCAÇÃO QUE ACOLHE E INCLUI: FORTALECENDO O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA TODOS."




A secretária, ao fazer uso da palavra, registrou a ausência do prefeito Jesse James e da vice-prefeita Hélvia Almeida, que não estiveram presentes na jornada, mais que sempre incentivarão a classe dos profissionais da educação do município.

Durante a jornada a secretária fez um balanço positivo do primeiro semestre da Educação do município, na gestão do prefeito Jesse James e Hélvia Almeida, como;


• A mudança de classe, com execução autorizada pelo prefeito
Jesse James;
• A implantação da Equipe Multidisciplinar, que vem atuando diretamente nas escolas com as famílias e professores de alunos com deficiência, composta por psicóloga, coordenadora, psicopedagoga e assistente social;
• A contratação de professores para a recomposição de aprendizagens, focando na correção de fluxo escolar;
• A chegada da assessoria pedagógica para dar suporte direto ao trabalho docente;

E a implantação do tempo integral nas maiores escolas do município, que representa um avanço na estrutura da nossa rede.
“Tenho o prazer de anunciar uma novidade muito especial: a implantação do projeto de meritocracia na nossa rede de ensino. Esse projeto, já aprovado pelo prefeito, tem como objetivo reconhecer e valorizar ainda mais o trabalho dos nossos professores, de forma justa e transparente.
A meritocracia significa que o professor será remunerado de acordo com o seu desempenho e contribuição no avanço da aprendizagem dos alunos. Professores que se destacarem com bons resultados, práticas inovadoras, presença ativa e compromisso com a melhoria da educação serão reconhecidos também financeiramente.
Não é sobre competição, e sim sobre valorização. É uma forma de incentivar o crescimento profissional, reforçar o compromisso com a qualidade do ensino e mostrar que a dedicação de cada educador tem impacto direto na transformação social que buscamos. Quando valorizamos o professor, valorizamos a educação como um todo.
A escola é muito mais que um local de ensino. Ela é a base da nossa sociedade. Quando investimos em uma escola com propósito, equidade e compromisso, estamos moldando não só indivíduos, mas um povo inteiro. Educação não é um privilégio — é um direito e um investimento essencial para construirmos um futuro mais justo.
Como disse Paulo Freire: "A educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo." E como nos ensina Edgar Morin, uma educação transformadora é aquela que prepara para enfrentar a complexidade da vida com ética, empatia e responsabilidade.
Cada escola é um espaço vivo, pulsante, que forma cidadãos críticos, conscientes, solidários e participativos. Se deixamos a escola de lado, fragilizamos o tecido social. Mas se a fortalecemos, garantimos um futuro com mais justiça, mais conhecimento e mais humanidade. Destacou a secretária Jocilene Miranda.


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