A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta sexta-feira 01/08, no auditório Tony Marcos, a 2ª Jornada Pedagógica de 2025, com o tema central "EDUCAÇÃO QUE ACOLHE E INCLUI: FORTALECENDO O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA TODOS."
A secretária, ao fazer uso da palavra, registrou a ausência do prefeito Jesse James e da vice-prefeita Hélvia Almeida, que não estiveram presentes na jornada, mais que sempre incentivarão a classe dos profissionais da educação do município.
Durante a jornada a secretária fez um balanço positivo do primeiro semestre da Educação do município, na gestão do prefeito Jesse James e Hélvia Almeida, como;
•
A mudança de classe, com execução autorizada pelo prefeito
Jesse
James;
• A implantação da Equipe Multidisciplinar, que vem
atuando diretamente nas escolas com as famílias e professores de
alunos com deficiência, composta por psicóloga, coordenadora,
psicopedagoga e assistente social;
• A contratação de
professores para a recomposição de aprendizagens, focando na
correção de fluxo escolar;
• A chegada da assessoria
pedagógica para dar suporte direto ao trabalho docente;
•
E
a implantação do tempo integral nas maiores escolas do município,
que representa um avanço na estrutura da nossa rede.
“Tenho o
prazer de anunciar uma novidade muito especial: a implantação do
projeto de meritocracia na nossa rede de ensino. Esse projeto, já
aprovado pelo prefeito, tem como objetivo reconhecer e valorizar
ainda mais o trabalho dos nossos professores, de forma justa e
transparente.
A meritocracia significa que o professor será
remunerado de acordo com o seu desempenho e contribuição no avanço
da aprendizagem dos alunos. Professores que se destacarem com bons
resultados, práticas inovadoras, presença ativa e compromisso com a
melhoria da educação serão reconhecidos também
financeiramente.
Não é sobre competição, e sim sobre
valorização. É uma forma de incentivar o crescimento profissional,
reforçar o compromisso com a qualidade do ensino e mostrar que a
dedicação de cada educador tem impacto direto na transformação
social que buscamos. Quando valorizamos o professor, valorizamos a
educação como um todo.
A escola é muito mais que um local de
ensino. Ela é a base da nossa sociedade. Quando investimos em uma
escola com propósito, equidade e compromisso, estamos moldando não
só indivíduos, mas um povo inteiro. Educação não é um
privilégio — é um direito e um investimento essencial para
construirmos um futuro mais justo.
Como disse Paulo Freire: "A
educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas.
Pessoas transformam o mundo." E como nos ensina Edgar Morin, uma
educação transformadora é aquela que prepara para enfrentar a
complexidade da vida com ética, empatia e responsabilidade.
Cada
escola é um espaço vivo, pulsante, que forma cidadãos críticos,
conscientes, solidários e participativos. Se deixamos a escola de
lado, fragilizamos o tecido social. Mas se a fortalecemos, garantimos
um futuro com mais justiça, mais conhecimento e mais humanidade.
Destacou a secretária Jocilene Miranda.
0 Comentários