A produtora rural Aldenice Veloso da Silva, transformou dificuldades em oportunidades e hoje é exemplo de força feminina no campo. Vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria Produtora Rural, ela construiu sua trajetória com trabalho, persistência e inovação.
Moradora de Guadalupe, Aldenice, lembra que sua vida profissional começou muito cedo para ajudar a família e que chegou a receber a quantia de R$ 1,50 por dia de serviço.
“Comecei a trabalhar nas casas pra ajudar minha, quando tive minha primeira filha, vi que não dava mais, a patroa não queria aceitar a empregada com filho, daí veio a intenção de voltar novamente para roça. No início trabalhei de diária para os outros ganhando R$ 1,50”, recorda.
A mudança de vida veio com a produção agrícola. Atualmente, ela mantém uma chácara em Guadalupe com 10 hectares, dos quais 4 estão em uso e 3 dedicados ao cultivo de alimentos.
“Hoje sou produtora de banana, melancia, planto macaxeira. Vendo diretamente da roça para os atravessadores”, conta.
No entanto, a conquista do espaço atual não foi fácil. Aldenice enfrentou problemas de infraestrutura, especialmente com a falta d’água, mas buscou soluções inovadoras para continuar produzindo.
“Quanto virei produtora não tinha água, era uma dificuldade, tinha que carregar água no balde. Depois fiz um poço artesiano, coloquei placa solar, inversor”, explica.
Mais do que sua própria história, Aldenice, quer inspirar outras mulheres a acreditarem em sua força e autonomia.
“O que eu quero passar para todas as mulheres é que nós somos muita coisa, não dependemos de ninguém para sobreviver”, afirma.
Com informações do Cidadeverde.com
0 Comentários