Escolas Creche Tia Kiêta, Hipólito e Teresinha Simplício realizam abertura do projeto de leitura 2024

Com o tema "VOANDO NO MUNDO DA LEITURA" as escolas da rede municipal de ensino de Guadalupe, Creche Tia Kiêta, Hipólito e Teresinha Simplício, realizaram nesta quinta-feira 18/04, a abertura do projeto de leitura com os alunos da educação infantil, ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º) e ensino fundamental anos finais (6º ao 9º).

Nas escolas citadas os alunos apresentaram através de escita, leitura e peças teatrais o que apreenderam até o momento em sala de aula.

A abertura do projeto de leitura de cada escola envolveu não só a classe estudantil, más també a classe de profissionais da educação e as famílias dos alunos.  

Sobre os projetos:

Educação Infantil

1-Apresentação: 

         O ato de ler tem grande importância e deve ser apresentado desde a infância; a leitura contribui na formação, no desenvolvimento de comportamentos e capacidades de perceber e assimilar o universo da escrita, melhorando seu conhecimento e superando as dificuldades na própria vida. 

         A prática da leitura estimula a criatividade, diminui o estresse, desenvolve a imaginação, trabalha a memória, aprimora o vocabulário, ajuda na escrita e traz muitos outros benefícios. 

         Um dos objetivos do projeto “VOANDO NO MUNDO DA LEITURA” é desenvolver o hábito e a apreciação pela leitura, proporcionar às crianças, através de vivencias literária, a oportunidade de ampliar seu vocabulário, estimular a linguagem oral, a concentração e conhecimento em relação a si próprios e aos outros.

         2.Justificativa: 

           A escola enquanto entidade formativa sistemática, necessita envolver cada vez mais a criança no universo da leitura e da escrita de forma atraente e prazerosa, levando-as a participar de forma ativa nesse processo a se tornarem leitores críticos, capazes de expressar suas ideias. 

            O hábito de ler traz inúmeros benefícios em nossa vida como todo, quando estimulada desde cedo na vida das crianças esses benefícios são ainda maiores. Por meio de práticas bem definidas e momentos prazerosos onde o professor usará a naturalidade sem evocar a obrigatoriedade, ele será capaz de despertar na criança um hábito que o acompanhará pelo resto de sua vida. Desenvolver a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimular a linguagem oral e ampliar a capacidade criativa, são alguns dos inúmeros benefícios que resultam de boas práticas de leitura.

         

Objetivos geral: 

       Despertar nas crianças pequenas e bem pequenas o gosto e prazer pelo mundo da leitura, através do trabalho com gêneros literários diversos, possibilitando às crianças a aquisição de habilidades leitoras, explorando os diversos campos de experiência de forma interdependentes e de forma colaborativa entre escola e família.


Objetivo específicos:

     

Despertar o gosto e o prazer pela leitura.

Desenvolver a linguagem oral e aproxima-las do mundo das letras.

Ampliar o repertório de histórias conhecidas.

Familiarizar-se com o mundo da escrita.

Desenvolver o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história.

Desenvolver a concentração, a memória, o raciocínio e compreensão.

Envolver família e ou responsável nesse processo.

Desenvolver habilidades como, falar, ouvir, ler e escrever, mesmo que de forma primária.

Contribuir para formação de crianças amantes da boa leitura. 


4.Desenvolvimento:

      O mundo virtual vem afastando cada vez mais as crianças do ato de ler e consequentemente da intimidade dessas crianças com livros. Fazendo assim necessário a escola como parte fundamental nesse processo de retomada a esse mundo fora das telas, traçar projetos e metas para despertar desde cedo o gosto pela leitura.

      Considera-se que o gosto pela leitura se constrói através de um longo processo e que é fundamental para o desenvolvimento de potencialidades, portanto há a necessidade de se propor atividades diversas e diferenciadas para a formação de uma criança que aprecie o ato de ler.

      O Professor deverá selecionar mensalmente um livro por mês, o mesmo fará a leitura   prévia, para que possa se inteirar e em seguida o professor apresentará para as crianças discutindo a temática do livro.

       As crianças PCD’s devem ser incluindo nas atividades.

       Os diretores, coordenadores, monitores do Mais Novo educação, auxiliares e demais funcionários da escola deverão ajudar na execução, confecção, e atuação dessa viagem pelo mundo da leitura.

       Ao final de cada mês a escola promoverá momentos de socialização da leitura envolvendo a família em atividades como: Roda de conversa sobre o livro, monologo dramatizado, saral, dramatizações, musical etc. direcionada pelo coordenador e professores.

       Estabelecer em todas as turmas de educação infantil, um momento para a leitura em dias específicos como por exemplo às terças e quartas feiras.

       Escolher um dia para levar as crianças a sala de leitura (caso a escola disponha) ou em alguma biblioteca da cidade.

       As atividades desenvolvidas deveram ser registradas através e fotos e vídeos e documentada através do portifólio da turma onde será descrita a atividade registrada.

       As crianças como alvo principal do projeto e como protagonista da aprendizagem, deve ser constantemente estimulado pelo professor e família levando-as a produzir pequenos depoimentos sobre a leitura e atividades vivenciada.


Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º)


Apresentação:


Este projeto tem o intuito motivar e criar nas crianças do ensino fundamental anos iniciais (quanto a)o hábito da leitura, uma vez que é nesta fase que as crianças estão no estágio crucial de desenvolvimento de suas habilidades linguísticas, cognitivas e sociais. A leitura desempenha um papel central nesse processo, pois é por meio dela que as crianças começam a decifrar o mundo ao seu redor, a construir conhecimento e a desenvolver a imaginação. (sem leitura não há desenvolvimento para as gerações futuras). Ele será desenvolvido com o intuito de motivar os alunos e toda a escola, bem como as famílias a viajar pelo mundo da leitura.

A aplicação desse projeto intervirá aos alunos do 1º ao 5º do fundamental anos iniciais, tendo por finalidade estimular os professores a acelerar o processo de ensino/aprendizagem. O programa piauiense de alfabetização na idade certa, em parceria com os 13 (treze) municípios que compõem a 10ª GRE de educação e RENALFA – Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização, bem como as suas respectivas secretarias, tem a finalidade de estimular o conhecimento por meio da leitura. 

Com isso, essa intervenção propõe a realização, durante todo o ano pelos professores, alunos e comunidade escolar, onde os mesmos obedecerão aos (seguintes) requisitos de aplicabilidade propostos (abaixo).


Justificativa:


Tendo em vista que de acordo com os resultados de fluência leitora e diagnóstica de leitura PPAIC, resultados do SAEB, SAEPI e Fluência Leitora ainda apontam para um desnível em relação ao desempenho das crianças ditas normais e PCD’s, faz-se necessário desenvolver nelas esse hábito com o objetivo de compreensão e disseminação daquilo que é lido. Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combater o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita. Por essa razão e com a vontade de evolução dos resultados escolares que se faz necessário um projeto que estimule o gosto pela leitura. Pois como disse Clarice Lispector, “Quem lê viaja”!


Objetivos:

Perceber que a leitura é uma das fontes principais para se viver em sociedade.

Estimular a contação de histórias, uma prática que a cada dia corre o risco de cair no esquecimento.

Acolher as familiar, pois acredita-se que ao contar histórias aos nossos filhos, estreita-se mais e mais os laços afetuosos entre os envolvidos.

Estimular a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação, e expressão artística;

Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);

Trabalhar a linguagem oral e escrita.

Desenvolver o interesse pela leitura (e todo o código linguístico) através da literatura infantil;

Desenvolver o emocional através da compreensão dos sentimentos por meio do acolhimento familiar;

Desenvolver nas crianças PCD’s as habilidades de leitura;

Incentivar os alunos a se envolverem com livros e textos desde cedo, despertando o gosto pela leitura como uma atividade prazerosa e enriquecedora.

Promover o desenvolvimento da fluência, compreensão e interpretação de textos, capacitando os alunos a lerem de forma autônoma e eficaz.

Oferecer aos alunos acesso a uma variedade de gêneros, estilos e autores, ampliando seu repertório cultural e linguístico.

Proporcionar momentos de leitura que incentivem a imaginação e a criação de novos mundos, personagens e histórias.

Criar oportunidades para que os alunos compartilhem suas experiências de leitura, discutam ideias e troquem recomendações de livros com colegas e professores.

Envolver os pais e responsáveis no processo de leitura dos alunos, promovendo a leitura em casa e estabelecendo uma parceria entre família e escola.

Estimular o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, além de promover o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de análise e síntese.

Selecionar materiais de leitura que representem a diversidade étnica, cultural, social, promovendo a inclusão e o respeito à pluralidade de experiências e identidades.

Desenvolver habilidades de leitura crítica e reflexiva que sejam essenciais para o sucesso acadêmico em todas os campos de experiência.

Estimular o hábito de ler por prazer, incentivando os alunos a explorarem livremente o mundo dos livros e a descobrirem novas paixões e interesses literários.


Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º).

O projeto de leitura VOANDO NO MUNDO DA LEITURA tem o propósito de motivar os alunos de 6º ao 9º ano nesse processo de leitura, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos, que adquiram competência para opinar e expressar suas ideias, obtendo melhor interação na sociedade. O ato de ler tem grande importância e deve ser apresentado desde a infância; a leitura contribui na formação, no desenvolvimento de comportamentos e capacidades de perceber e assimilar o universo da escrita, melhorando seu conhecimento e superando as dificuldades na própria vida. A prática da leitura estimula a criatividade, diminui o estresse, desenvolve a imaginação, trabalha a memória, aprimora o vocabulário, ajuda na escrita e traz muitos outros benefícios.


A aplicação desse projeto intervirá aos alunos do 6º ao 9ºano do Ensino fundamental anos finais, tendo por finalidade proporcionar aos alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em relação a si próprios e sua vivência na sociedade, promovendo pensamentos críticos pessoais e culturais. O mesmo atuará com a missão de “Desenvolver e fortalecer uma cultura da leitura de textos de diversas tipologias no Ensino Fundamental”, recebendo dos professores as práticas, estímulos e orientações significativas para a efetivação desse processo de leitura, promovendo assim ações de caráter investigativo e formador, no percurso do desenvolvimento desse projeto. Espera-se contribuir diariamente na busca de soluções das dificuldades de leitura, interpretação e produção de textos que possam repercutir em todos componentes curriculares, com a participação ativa de toda equipe escolar, a fim de desenvolver no educando o gosto e o prazer da leitura.


 Com a execução desse projeto que acontecerá de abril a novembro, propõe-se a realização pelos professores, alunos e comunidade escolar, onde os mesmos obedecerão aos requisitos de aplicabilidade propostos nesse documento.



2. Justificativa:


Tendo em vista as dificuldades de leitura, interpretação e produção textual dos alunos e os resultados apresentados nas Avaliações Externas que apontam uma queda no desempenho das habilidades e práticas de linguagem, a SEME elaborou este Projeto  VOANDO NO MUNDO DA LEITURA, como busca à soluções de incentivo à prática leitora, uma vez que se faz necessário uma cultura de trabalho pela melhoria do desempenho escolar diante de tais resultados por docentes e discentes.

Com tal Projeto, há de se compreender a necessidade de hábitos de leitura, superação de dificuldades de interpretação e conhecimento de diversos gêneros e tipologia textuais, bem como o despertar da criatividade, imaginação e a fantasia, envolvendo toda equipe escolar, interagindo e adaptando práticas de leitura que envolvam também às PCD’s, pois faz-se necessário o desenvolvimento das habilidades de todo o corpo discente.


3. Objetivos:

Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno; 

Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;

Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo, a leitura e a escrita. 

Estimular o desejo de novas leituras; 

Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; 

Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;

Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação.

Perceber que a leitura é uma das fontes principais para se viver em sociedade.

Acolher as famílias, pois acredita-se que ao contar histórias aos nossos filhos, estreita-se mais e mais os laços afetuosos entre os envolvidos.

Estimular a imaginação, a capacidade de abstração, interpretação, e expressão artística;

Desenvolver o emocional através da compreensão dos sentimentos por meio do acolhimento familiar;

Desenvolver nas crianças PCD’s as habilidades de leitura;

Oferecer aos alunos acesso a uma variedade de gêneros, estilos e autores, ampliando seu repertório cultural e linguístico.

Proporcionar momentos de leitura que incentivem a imaginação e a criação de novos mundos, personagens e histórias.

Criar oportunidades para que os alunos compartilhem suas experiências de leitura, discutam ideias e troquem recomendações de livros com colegas e professores.

Envolver os pais e responsáveis no processo de leitura dos alunos, promovendo a leitura em casa e estabelecendo uma parceria entre família e escola.

Estimular o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, além de promover o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de análise e síntese.

Selecionar materiais de leitura que representem a diversidade étnica, cultural, social, promovendo a inclusão e o respeito à pluralidade de experiências e identidades.

Desenvolver habilidades de leitura crítica e reflexiva que sejam essenciais para o sucesso acadêmico em todas os campos de experiência.

Estimular o hábito de ler por prazer, incentivando os alunos a explorarem livremente o mundo dos livros e a descobrirem novas paixões e interesses literários.

















































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